{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Dia a Dia Notícias", "alternateName": "Dia a Dia Notícias", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_8b36a5e18308224620aecba3ef19b87e.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/diadianews", "https://twitter.com/twitter" ] }:root { --topo-altura-logo: 80px; /* TAMANHO DA LOGO NO TOPO */ --topo-rodape-cor: #FEFEFE; /* TOPO E RODAPÉ */ --topo-rodape-menu-cor: #5D5D5D; /* COR DO TEXTO DO TOPO E RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor: #F8F9FA; /* PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor2: #555555; /* COR DO TEXTO DA PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --cor-padrao1: #555555; /* COR DOS TITULOS DOS DESTAQUES */ --cor-padrao2: #C4170C; /* COR PADRÃO DOS CHAPÉIS */ --videos-bg: #313131; /* COR DE FUNDO DO BLOCO DE VÍDEOS */ --videos-texto: #FFFFFF; /* COR DO TEXTO DO BLOCO DE VÍDEOS */ } /* cor legal de entretenimento: #A5175E */
Entre janeiro e abril deste ano, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Mariana registrou uma queda expressiva no uso de abastecimento suplementar por meio de caminhões-pipa. Em janeiro, foram 662 atendimentos emergenciais. Em abril, esse número caiu para 296 — uma redução de 55,3%.
A diminuição equivale a 3,66 milhões de litros de água economizados, considerando que cada caminhão transporta cerca de 10 mil litros. Essa economia é resultado de um planejamento estratégico e de investimentos contínuos na modernização do sistema de abastecimento da cidade.
De acordo com o diretor executivo do SAAE Mariana, Ronaldo Camêlo, o avanço se deve a ações como manutenções preventivas nas redes e estações de tratamento, além da substituição de trechos antigos da rede hidráulica e do controle de pressão, o que contribuiu para a redução de perdas por vazamentos.
Além disso, ele destaca: "A instalação de novas estruturas de abastecimento, como a reativação do poço do Bucão, a interligação da rede de água ao poço do Waguinho e a instalação do reservatório de 1 milhão de litros no Rosário foram primordiais para alcançar a eficiência do sistema de abastecimento".
O SAAE segue empenhado em ampliar a eficiência do serviço, com obras em andamento e novos projetos previstos. A meta é continuar reduzindo o uso de caminhões-pipa, o que representa menos custos operacionais e mais segurança hídrica para a população.
Apesar dos avanços, Ronaldo faz um alerta: é fundamental que todos colaborem com o uso consciente da água, especialmente no período de estiagem. Algumas atitudes simples podem fazer grande diferença: