{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Dia a Dia Notícias", "alternateName": "Dia a Dia Notícias", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_8b36a5e18308224620aecba3ef19b87e.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/diadianews", "https://twitter.com/twitter" ] }:root { --topo-altura-logo: 80px; /* TAMANHO DA LOGO NO TOPO */ --topo-rodape-cor: #FEFEFE; /* TOPO E RODAPÉ */ --topo-rodape-menu-cor: #5D5D5D; /* COR DO TEXTO DO TOPO E RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor: #F8F9FA; /* PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor2: #555555; /* COR DO TEXTO DA PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --cor-padrao1: #555555; /* COR DOS TITULOS DOS DESTAQUES */ --cor-padrao2: #C4170C; /* COR PADRÃO DOS CHAPÉIS */ --videos-bg: #313131; /* COR DE FUNDO DO BLOCO DE VÍDEOS */ --videos-texto: #FFFFFF; /* COR DO TEXTO DO BLOCO DE VÍDEOS */ } /* cor legal de entretenimento: #A5175E */
No último domingo (18), o Centro Histórico de Mariana foi palco da estreia do "Iron Runner Brasil", consagrada prova de trail running — corrida em meio à natureza, na tradução literal — que reúne centenas de atletas nas trilhas de Minas Gerais e de outras regiões do país. A realização do evento ficou a cargo da Iron Co, com e da Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Esportes, Comunicação e Eventos.
Desde 2013, o município já sedia o "Iron Biker", competição semelhante em percurso, mas voltada aos praticantes do mountain bike (bicicleta de montanha). Na disputa deste domingo, os participantes partiram da Praça Gomes Freire, às 9h, e enfrentaram trajetos de 7km, 14km e 21km, ando por vias do bairro Chácara e trilhas que levam ao Pico da Cartuxa.
A Cartuxa é um dos locais mais elevados do município, bastante conhecido pela ampla vista que proporciona da cidade e de comunidades vizinhas. Ao longo do caminho, os competidores encararam aclives e terrenos com diferentes níveis de dificuldade, cercados por uma das paisagens mais impressionantes da região.
Para a corredora local Thais Arcanjo, que alcançou a segunda posição na categoria feminina do percurso de 21km, o trajeto foi exigente, mas a sensação de subir ao pódio foi indescritível. Thais também fez elogios à organização, destacando a sinalização do percurso e a presença de pontos de hidratação como aspectos que contribuíram positivamente para o desempenho dos atletas.
Além dela, outros corredores de Mariana também subiram ao pódio, evidenciando o empenho da cidade em fomentar e valorizar o esporte. Um dos destaques foi Eni Gabriel Estevam, que ficou em quinto lugar na categoria feminina veteranos de 7km — voltada a atletas com mais de 60 anos — e recebeu o troféu Garra, entregue àqueles que se sobressaíram na organização ou serviram de exemplo de superação por meio do esporte.
No total, cerca de 500 pessoas participaram do evento, gerando impacto positivo na economia local, especialmente nos setores de serviços e hospedagem. Além disso, a iniciativa incluiu uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social por meio de entidades da cidade.
A lista completa de resultados por categoria pode ser ada AQUI.