{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Dia a Dia Notícias", "alternateName": "Dia a Dia Notícias", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_8b36a5e18308224620aecba3ef19b87e.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/diadianews", "https://twitter.com/twitter" ] }:root { --topo-altura-logo: 80px; /* TAMANHO DA LOGO NO TOPO */ --topo-rodape-cor: #FEFEFE; /* TOPO E RODAPÉ */ --topo-rodape-menu-cor: #5D5D5D; /* COR DO TEXTO DO TOPO E RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor: #F8F9FA; /* PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor2: #555555; /* COR DO TEXTO DA PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --cor-padrao1: #555555; /* COR DOS TITULOS DOS DESTAQUES */ --cor-padrao2: #C4170C; /* COR PADRÃO DOS CHAPÉIS */ --videos-bg: #313131; /* COR DE FUNDO DO BLOCO DE VÍDEOS */ --videos-texto: #FFFFFF; /* COR DO TEXTO DO BLOCO DE VÍDEOS */ } /* cor legal de entretenimento: #A5175E */
Com o aumento de ocorrências envolvendo animais peçonhentos, a Prefeitura de Mariana está intensificando as ações de orientação e reforçando a assistência à população. Por meio da Secretaria de Saúde, o município oferece atendimento gratuito no Hospital Monsenhor Horta para casos de acidentes com picadas ou mordidas de cobras, aranhas, escorpiões, entre outros.
A recomendação é que, em caso de acidente, o paciente se dirija diretamente ao hospital, onde será istrado o soro antiveneno – medicamento fundamental para neutralizar o efeito das toxinas no organismo. Não há necessidade de ar pela UPA 24 horas.
O soro é indicado para envenenamentos causados por:
Além do atendimento emergencial, a prefeitura destaca a importância da prevenção. Medidas simples podem evitar acidentes, como manter o ambiente limpo, sem acúmulo de lixo ou entulho, instalar telas em ralos e portas, afastar camas das paredes e sempre verificar roupas e calçados antes de usá-los.
Mariana também conta com um Protocolo Institucional de Enfrentamento a Acidentes com Animais Peçonhentos, disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para mais informações, a Vigilância Ambiental atende pelo telefone (31) 3558-2319.