{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Dia a Dia Notícias", "alternateName": "Dia a Dia Notícias", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_8b36a5e18308224620aecba3ef19b87e.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/diadianews", "https://twitter.com/twitter" ] }:root { --topo-altura-logo: 80px; /* TAMANHO DA LOGO NO TOPO */ --topo-rodape-cor: #FEFEFE; /* TOPO E RODAPÉ */ --topo-rodape-menu-cor: #5D5D5D; /* COR DO TEXTO DO TOPO E RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor: #F8F9FA; /* PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor2: #555555; /* COR DO TEXTO DA PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --cor-padrao1: #555555; /* COR DOS TITULOS DOS DESTAQUES */ --cor-padrao2: #C4170C; /* COR PADRÃO DOS CHAPÉIS */ --videos-bg: #313131; /* COR DE FUNDO DO BLOCO DE VÍDEOS */ --videos-texto: #FFFFFF; /* COR DO TEXTO DO BLOCO DE VÍDEOS */ } /* cor legal de entretenimento: #A5175E */
No próximo dia 13 de maio, a Prefeitura de Mariana realiza o VIII Seminário de Saúde Mental, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). O evento acontece das 8h às 17h, no Cine Teatro Municipal, e integra as ações do município em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial.
Com o tema central voltado para os desafios e avanços na construção de um cuidado em saúde mental mais humano e libertador, o seminário reforça a importância de garantir atendimento em liberdade às pessoas em sofrimento psíquico, incluindo aquelas com uso problemático de álcool e outras drogas.
A proposta é estimular a reflexão coletiva sobre o modelo de atenção psicossocial, rompendo com a lógica manicomial que, historicamente, exclui e marginaliza pessoas com transtornos mentais. A luta antimanicomial defende que todos têm direito à liberdade, à dignidade e ao convívio social — princípios fundamentais que devem nortear as políticas públicas de saúde mental.
A programação do evento inclui mesas de debate com profissionais da área, apresentações culturais e espaços de escuta e diálogo com o público, fortalecendo a troca de experiências e saberes. A participação é aberta ao público e não exige inscrição prévia.
O seminário representa um importante o na valorização da saúde mental como um direito de todos e na promoção de práticas de cuidado baseadas no respeito, na escuta e na inclusão.