{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Dia a Dia Notícias", "alternateName": "Dia a Dia Notícias", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_8b36a5e18308224620aecba3ef19b87e.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/diadianews", "https://twitter.com/twitter" ] }:root { --topo-altura-logo: 80px; /* TAMANHO DA LOGO NO TOPO */ --topo-rodape-cor: #FEFEFE; /* TOPO E RODAPÉ */ --topo-rodape-menu-cor: #5D5D5D; /* COR DO TEXTO DO TOPO E RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor: #F8F9FA; /* PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor2: #555555; /* COR DO TEXTO DA PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --cor-padrao1: #555555; /* COR DOS TITULOS DOS DESTAQUES */ --cor-padrao2: #C4170C; /* COR PADRÃO DOS CHAPÉIS */ --videos-bg: #313131; /* COR DE FUNDO DO BLOCO DE VÍDEOS */ --videos-texto: #FFFFFF; /* COR DO TEXTO DO BLOCO DE VÍDEOS */ } /* cor legal de entretenimento: #A5175E */
A Prefeitura de Mariana declarou estado de emergência devido à situação crítica relacionada às doenças respiratórias no município. O Decreto nº 12.275 foi divulgado na primeira edição do Diário Oficial Eletrônico de Mariana e terá validade de 180 dias, podendo ser estendido, caso haja necessidade.
Com a publicação do decreto, o município a a ter o facilitado a recursos dos governos federal e estadual, pode intensificar a contratação de profissionais da saúde, criar novos serviços de atendimento à população e agilizar os processos para aquisição de equipamentos, insumos e medicamentos. Essa decisão foi motivada pelo cenário epidemiológico alarmante observado nas últimas semanas em Minas Gerais e em outras partes do país.
Recentemente, o município viu crescer o número de atendimentos relacionados a problemas respiratórios nas Unidades de Saúde. A Prefeitura já conta com um Plano de Ação para o Enfrentamento das Doenças Respiratórias, que visa monitorar, padronizar e melhorar a qualidade e organização dos atendimentos, diante do aumento de casos e da maior demanda. Entre as medidas adotadas, foi reforçado o atendimento pediátrico durante a madrugada na Unidade de Pronto Atendimento. Além disso, uma nova sala de triagem de enfermagem será criada para melhorar o processo de classificação dos pacientes.
A situação se torna ainda mais crítica devido à superlotação dos leitos de internação na região macrocentro, incluindo cidades como Belo Horizonte, Betim e Contagem, o que dificulta a transferência de pacientes que necessitam de cuidados mais complexos. A Prefeitura continuará monitorando de forma constante o cenário assistencial e, se necessário, novas ações poderão ser adotadas, como a ampliação do horário de funcionamento das unidades de saúde e a implantação de novos serviços.
Reforçamos à população a importância de manter os cuidados preventivos para evitar a disseminação de vírus respiratórios. Fiquem atentos às informações divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura de Mariana. A campanha de vacinação será ampliada para incluir todas as pessoas com mais de 6 meses de idade.