{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Dia a Dia Notícias", "alternateName": "Dia a Dia Notícias", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_8b36a5e18308224620aecba3ef19b87e.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/diadianews", "https://twitter.com/twitter" ] }:root { --topo-altura-logo: 80px; /* TAMANHO DA LOGO NO TOPO */ --topo-rodape-cor: #FEFEFE; /* TOPO E RODAPÉ */ --topo-rodape-menu-cor: #5D5D5D; /* COR DO TEXTO DO TOPO E RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor: #F8F9FA; /* PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor2: #555555; /* COR DO TEXTO DA PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --cor-padrao1: #555555; /* COR DOS TITULOS DOS DESTAQUES */ --cor-padrao2: #C4170C; /* COR PADRÃO DOS CHAPÉIS */ --videos-bg: #313131; /* COR DE FUNDO DO BLOCO DE VÍDEOS */ --videos-texto: #FFFFFF; /* COR DO TEXTO DO BLOCO DE VÍDEOS */ } /* cor legal de entretenimento: #A5175E */
A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana inicia o primeiro semestre de 2025 com inovações que reforçam seu compromisso com a preservação do patrimônio cultural e o fomento às técnicas construtivas tradicionais. Desde 2019, a instituição tem se dedicado ao ensino dessas práticas, oferecendo oportunidades essenciais para a valorização da cultura e proteção do patrimônio histórico de Mariana e região.
Uma das principais conquistas deste semestre é a ampliação das oficinas, fruto de um investimento de R$25.000,00, originado de uma emenda parlamentar do vereador Fernando Sampaio. Com esses recursos, a escola transferiu a oficina de forjaria para um novo espaço, permitindo que o galpão original seja destinado à carpintaria. Além disso, foram criadas novas oficinas para forjaria e cantaria, enquanto a oficina de alvenaria ou por melhorias estruturais, como a instalação de um novo telhado e iluminação adequada, criando um ambiente de aprendizado mais seguro e eficiente.
A Coordenadora Técnica, Alba Bispo, comemora essa nova fase: "Estamos muito animados para esse semestre, pois finalmente conseguimos realizar as reformas necessárias para que cada oficina tenha seu próprio espaço. Além disso, teremos diversas atividades extra-escola, incluindo visitas técnicas, a obras de restauração e a construções significativas de Mariana e região, complementando as aulas práticas."
Semana de Integração 2025.1
Os cursos de Alvenaria, Carpintaria, Forjaria, Pintura e Cantaria receberam dezenas de novos alunos, prontos para tornar este semestre um grande sucesso. Para dar início à jornada dos estudantes, uma série de atividades foi realizada durante o mês de março. Os alunos foram apresentados aos planos de atividades de cada curso e à equipe técnica, além de explorarem as instalações da escola, conhecendo as matérias-primas, ferramentas e técnicas de cada ofício, enquanto compartilhavam suas expectativas e experiências com os mestres.
Encerrando as atividades de Integração, os alunos participaram de um eio pelos principais pontos históricos de Mariana, uma imersão no patrimônio local que reforçou a importância dos saberes tradicionais que a escola visa preservar.
Quel Satto, comunicador e novo aluno do curso de carpintaria, está entusiasmado com a oportunidade de aprender: "Minha expectativa é aprender as técnicas de carpintaria e marcenaria, desenvolvendo mais autonomia nos projetos que quero realizar. Será uma descoberta diária!"
Segurança e capacitação
Outro marco deste semestre foi o curso de Brigada Orgânica, realizado no dia 22, para capacitar a equipe técnica e operacional da escola a atuar em emergências, aplicar primeiros socorros e combater princípios de incêndio, promovendo um ambiente mais seguro. Além disso, os alunos receberam seus Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e participaram de um treinamento sobre segurança no trabalho, ministrado pela Técnica de Segurança Thaynara Paiva.
Sobre a escola
A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana é uma iniciativa do Instituto Pedra, com o apoio do Instituto Cultural Vale, BNDES e da Prefeitura de Mariana. Dedicada à preservação e promoção das técnicas tradicionais, a escola capacita indivíduos para a manutenção sustentável e inovadora do patrimônio edificado.
O Instituto Cultural Vale, maior patrocinador de cultura no Brasil pelo quarto ano consecutivo, apoia projetos que conectam pessoas e territórios, promovendo uma cultura ível e plural. Desde 2020, já apoiou mais de 800 projetos em todo o Brasil, com investimento de mais de R$1 bilhão.