{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Dia a Dia Notícias", "alternateName": "Dia a Dia Notícias", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_8b36a5e18308224620aecba3ef19b87e.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/diadianews", "https://twitter.com/twitter" ] }:root { --topo-altura-logo: 80px; /* TAMANHO DA LOGO NO TOPO */ --topo-rodape-cor: #FEFEFE; /* TOPO E RODAPÉ */ --topo-rodape-menu-cor: #5D5D5D; /* COR DO TEXTO DO TOPO E RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor: #F8F9FA; /* PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor2: #555555; /* COR DO TEXTO DA PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --cor-padrao1: #555555; /* COR DOS TITULOS DOS DESTAQUES */ --cor-padrao2: #C4170C; /* COR PADRÃO DOS CHAPÉIS */ --videos-bg: #313131; /* COR DE FUNDO DO BLOCO DE VÍDEOS */ --videos-texto: #FFFFFF; /* COR DO TEXTO DO BLOCO DE VÍDEOS */ } /* cor legal de entretenimento: #A5175E */
A Prefeitura de Mariana, em colaboração com o Instituto Espinhaço e com o apoio do Fundo Municipal do Meio Ambiente, tem promovido o Projeto Produtor de Águas, uma ação voltada à recuperação ambiental e à proteção das nascentes do município. As atividades do projeto são fundamentais para combater os impactos das mudanças climáticas e garantir a melhoria da disponibilidade de água na região.
Na segunda fase do projeto, intervenções ocorreram nos distritos de Cachoeira do Brumado e Monsenhor Horta, com as seguintes ações:
A primeira fase, finalizada em 2021, impactou os distritos de Águas Claras e Furquim, recuperando 70 hectares com o plantio de vegetação nativa e conservando 30 hectares com barraginhas, totalizando 100 hectares restaurados. Além disso, foram realizadas 15 oficinas socioambientais voltadas a produtores rurais e artesãos da região.
Na atual etapa, a meta é restaurar 25 hectares de áreas degradadas, com o acompanhamento contínuo para garantir sua manutenção. O projeto também visa reforçar o vínculo com as comunidades locais, promovendo a conscientização ambiental e incentivando práticas sustentáveis.
Mariana, que ainda enfrenta os efeitos do desastre ambiental causado pelo rompimento da barragem do Fundão em 2015 — o maior acidente ambiental do Brasil —, têm no Projeto Produtor de Águas uma estratégia vital para a recuperação das bacias hidrográficas afetadas. A ocupação histórica das áreas ao redor dos cursos d"água resultou na degradação de áreas de preservação, com pouca cobertura vegetal, comprometendo a sustentabilidade da região. O projeto busca reverter esse quadro por meio do manejo sustentável e de ações educativas