{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Dia a Dia Notícias", "alternateName": "Dia a Dia Notícias", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_8b36a5e18308224620aecba3ef19b87e.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/diadianews", "https://twitter.com/twitter" ] }:root { --topo-altura-logo: 80px; /* TAMANHO DA LOGO NO TOPO */ --topo-rodape-cor: #FEFEFE; /* TOPO E RODAPÉ */ --topo-rodape-menu-cor: #5D5D5D; /* COR DO TEXTO DO TOPO E RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor: #F8F9FA; /* PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor2: #555555; /* COR DO TEXTO DA PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --cor-padrao1: #555555; /* COR DOS TITULOS DOS DESTAQUES */ --cor-padrao2: #C4170C; /* COR PADRÃO DOS CHAPÉIS */ --videos-bg: #313131; /* COR DE FUNDO DO BLOCO DE VÍDEOS */ --videos-texto: #FFFFFF; /* COR DO TEXTO DO BLOCO DE VÍDEOS */ } /* cor legal de entretenimento: #A5175E */
Programa Indenizatório Definitivo (PID) oferece pagamento único de R$ 35 mil às vítimas do rompimento da barragem de Fundão
Em menos de 30 dias desde sua abertura, o Programa Indenizatório Definitivo (PID) já recebeu mais de 100 mil requerimentos de pessoas físicas e jurídicas em busca da indenização única e definitiva de R$ 35 mil. Previsto no Acordo de Reparação da Bacia do Rio Doce, o PID tem o objetivo de finalizar os pagamentos indenizatórios individuais decorrentes do rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 2015.
Os interessados têm até o dia 26 de maio para ingressar com o pedido, sendo que os pagamentos estão previstos para iniciar ainda no primeiro semestre deste ano. Para serem elegíveis, os solicitantes precisam comprovar residência na área abrangida pelo Acordo, apresentar documento de identificação válido e cumprir requisitos como ter idade superior a 16 anos na data do desastre e ter solicitado cadastro na Fundação Renova (em liquidação) até 31 de dezembro de 2021, ou iniciado ação judicial até 26 de outubro de 2021.
Jener Oliveira, gerente do Programa da Samarco, destaca que a alta adesão mostra a compreensão das comunidades sobre a importância do PID: "O número crescente de requerimentos demonstra que a população compreendeu que a função do PID é concluir a indenização, um dos pilares do Acordo de Reparação", afirmou.
Para facilitar o processo, foi criada uma página oficial do PID, onde a população pode verificar rapidamente se atende aos critérios para ingressar no programa. O processo é simples: basta ar o site e clicar na aba "Consulta ao PID". Em poucos segundos, a plataforma indica se a pessoa está apta a solicitar a indenização.
Os interessados devem contar com o apoio gratuito de defensores públicos ou com advogados particulares. No caso de contratação de advogado, a Samarco se responsabiliza por 5% de honorários advocatícios, conforme estipulado no Acordo, sem descontos na indenização ao beneficiário. Valores adicionais negociados diretamente com advogados não serão cobertos pela Samarco.
Além do PID, o Acordo de Reparação prevê outras alternativas indenizatórias, como o Sistema PIM-AFE, Novel, Lucros Cessantes, AFE ativo e Dano Água. Recentemente, a Samarco retomou as análises e pagamentos dessas modalidades:
Todas essas ações respeitam o cronograma estabelecido no Acordo de Reparação.