{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Dia a Dia Notícias", "alternateName": "Dia a Dia Notícias", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_8b36a5e18308224620aecba3ef19b87e.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/diadianews", "https://twitter.com/twitter" ] }:root { --topo-altura-logo: 80px; /* TAMANHO DA LOGO NO TOPO */ --topo-rodape-cor: #FEFEFE; /* TOPO E RODAPÉ */ --topo-rodape-menu-cor: #5D5D5D; /* COR DO TEXTO DO TOPO E RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor: #F8F9FA; /* PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor2: #555555; /* COR DO TEXTO DA PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --cor-padrao1: #555555; /* COR DOS TITULOS DOS DESTAQUES */ --cor-padrao2: #C4170C; /* COR PADRÃO DOS CHAPÉIS */ --videos-bg: #313131; /* COR DE FUNDO DO BLOCO DE VÍDEOS */ --videos-texto: #FFFFFF; /* COR DO TEXTO DO BLOCO DE VÍDEOS */ } /* cor legal de entretenimento: #A5175E */
No último domingo (09) a Arquidiocese de Mariana deu um importante o no restauro do Órgão Arp Schnitger da Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção. Durante uma cerimônia significativa, foi assinado o Protocolo de Envio para o restauro de componentes essenciais do instrumento, conhecidos como "someiros". Estes elementos, responsáveis por garantir a agem do ar que gera os sons, serão enviados à Espanha para serem restaurados com a ajuda de especialistas.
A cerimônia começou com uma Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e concelebrada pelo Reitor da Catedral, Padre Geraldo Dias Buziani. O evento, que ocorreu por volta das 11h, contou com a presença de diversos representantes, incluindo a organista Josinéia Godinho, a responsável técnica pelo projeto de restauração, Deise Lustosa, e autoridades municipais, como o secretário de Cultura de Mariana, Eduardo Batista.
Durante a cerimônia, Padre Geraldo fez um relato sobre a longa história do órgão, que ficou sem tocar por décadas, e destacou a importância desse momento para a Arquidiocese. Deise Lustosa, arquiteta responsável pela restauração, explicou como os someiros são essenciais para o funcionamento do órgão, já que são os responsáveis por direcionar o ar aos tubos, produzindo o som característico. Ela também detalhou o processo logístico envolvido no transporte das peças: após serem embaladas, elas serão enviadas de caminhão para o Aeroporto de Guarulhos, de onde seguirão para Madri e, finalmente, para o ateliê especializado em Cuenca, na Espanha.
A organista Josinéia Godinho detalhou a estrutura do órgão, enfatizando a importância da vedação dos someiros para a qualidade do som. Ela explicou que qualquer falha na vedação pode resultar em vazamento de ar e prejudicar o desempenho do instrumento.
Dom Airton, em sua fala, ressaltou a importância do órgão de tubos na liturgia, destacando que é o único instrumento que imita a voz humana, o que justifica sua relevância nas celebrações religiosas. O arcebispo expressou sua esperança de que o órgão seja reabilitado a tempo para celebrar os 280 anos da Arquidiocese de Mariana, que serão comemorados em 6 de dezembro deste ano, data que também marcará seus 40 anos de vida sacerdotal.
Ao final do evento, a cerimônia foi concluída com a do Protocolo de Envio, um marco histórico para a Arquidiocese. Os participantes tiveram a oportunidade de registrar sua participação em um livro especial, simbolizando o início do processo de restauração e preservação desse valioso patrimônio musical e histórico.