{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Dia a Dia Notícias", "alternateName": "Dia a Dia Notícias", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_8b36a5e18308224620aecba3ef19b87e.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/diadianews", "https://twitter.com/twitter" ] }:root { --topo-altura-logo: 80px; /* TAMANHO DA LOGO NO TOPO */ --topo-rodape-cor: #FEFEFE; /* TOPO E RODAPÉ */ --topo-rodape-menu-cor: #5D5D5D; /* COR DO TEXTO DO TOPO E RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor: #F8F9FA; /* PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor2: #555555; /* COR DO TEXTO DA PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --cor-padrao1: #555555; /* COR DOS TITULOS DOS DESTAQUES */ --cor-padrao2: #C4170C; /* COR PADRÃO DOS CHAPÉIS */ --videos-bg: #313131; /* COR DE FUNDO DO BLOCO DE VÍDEOS */ --videos-texto: #FFFFFF; /* COR DO TEXTO DO BLOCO DE VÍDEOS */ } /* cor legal de entretenimento: #A5175E */
A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, comunicou que, devido a dificuldades no fornecimento a nível nacional, a vacina contra varicela está em falta. A informação foi divulgada com base no Informe Técnico n° 40/2024-CGIRF/DPNI/SVSA/MS, publicado pelo Ministério da Saúde, que detalha os problemas enfrentados pelo laboratório parceiro da Fiocruz na transferência da tecnologia utilizada na fabricação da vacina, o que impactou o cumprimento do cronograma de entrega.
A escassez do imunizante já é sentida desde 2023, quando houve uma redução no quantitativo disponível. Em 2024, os últimos lotes recebidos em Mariana foram de apenas 70 doses em dezembro e 130 doses em março de 2025.
Atualmente, um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde revelou que 450 crianças no município precisam regularizar a vacina contra varicela. A estratégia adotada pela pasta, em parceria com a Central de Vacinação, é priorizar a vacinação das crianças que estão com o imunobiológico atrasado devido à idade. A medida será adotada até que o Governo Federal regularize o fornecimento do imunizante, que será distribuído aos municípios conforme o cronograma do Ministério da Saúde.
A Prefeitura agradece a compreensão da população e reforça o seu compromisso com a saúde pública, trabalhando para garantir a imunização de todas as crianças de acordo com o calendário de vacinação.