{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Dia a Dia Notícias", "alternateName": "Dia a Dia Notícias", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_8b36a5e18308224620aecba3ef19b87e.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/diadianews", "https://twitter.com/twitter" ] }:root { --topo-altura-logo: 80px; /* TAMANHO DA LOGO NO TOPO */ --topo-rodape-cor: #FEFEFE; /* TOPO E RODAPÉ */ --topo-rodape-menu-cor: #5D5D5D; /* COR DO TEXTO DO TOPO E RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor: #F8F9FA; /* PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor2: #555555; /* COR DO TEXTO DA PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --cor-padrao1: #555555; /* COR DOS TITULOS DOS DESTAQUES */ --cor-padrao2: #C4170C; /* COR PADRÃO DOS CHAPÉIS */ --videos-bg: #313131; /* COR DE FUNDO DO BLOCO DE VÍDEOS */ --videos-texto: #FFFFFF; /* COR DO TEXTO DO BLOCO DE VÍDEOS */ } /* cor legal de entretenimento: #A5175E */
A Câmara Municipal de Mariana aprovou, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei nº 12/2025, que autoriza a prorrogação do programa "Tarifa Zero" no município. A medida, de autoria do Executivo, visa a continuidade da isenção integral da tarifa do transporte coletivo para os usuários, garantindo a gratuidade do serviço desde 2022.
O programa "Tarifa Zero" foi instituído como uma iniciativa para garantir o direito de ir e vir à população, alinhando-se à Política Nacional de Mobilidade Urbana. Após um período experimental, o projeto se mostrou viável, sendo agora incorporado definitivamente às rotinas de mobilidade urbana em Mariana.
A execução do serviço segue por meio de uma subvenção do município, que rea recursos diretamente à empresa concessionária de transporte coletivo urbano e distrital, a Transcotta, responsável pelo serviço desde a renovação do contrato em 2022. A Secretaria Municipal de Segurança Pública é a responsável pela fiscalização da qualidade do serviço, que inclui a definição das rotas, quadros de horários e controle da oferta de veículos.
A isenção tarifária alcança todas as linhas de transporte coletivo urbanas, rurais, distritais e interdistritais, assegurando que a população marianense tenha o gratuito ao transporte público, independentemente da localidade. A continuidade do programa reforça o compromisso da cidade com a inclusão social e o direito à mobilidade para todos os cidadãos.