{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Dia a Dia Notícias", "alternateName": "Dia a Dia Notícias", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_8b36a5e18308224620aecba3ef19b87e.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/diadianews", "https://twitter.com/twitter" ] }:root { --topo-altura-logo: 80px; /* TAMANHO DA LOGO NO TOPO */ --topo-rodape-cor: #FEFEFE; /* TOPO E RODAPÉ */ --topo-rodape-menu-cor: #5D5D5D; /* COR DO TEXTO DO TOPO E RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor: #F8F9FA; /* PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor2: #555555; /* COR DO TEXTO DA PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --cor-padrao1: #555555; /* COR DOS TITULOS DOS DESTAQUES */ --cor-padrao2: #C4170C; /* COR PADRÃO DOS CHAPÉIS */ --videos-bg: #313131; /* COR DE FUNDO DO BLOCO DE VÍDEOS */ --videos-texto: #FFFFFF; /* COR DO TEXTO DO BLOCO DE VÍDEOS */ } /* cor legal de entretenimento: #A5175E */
Educação

'Vovó estudante': aposentada de 88 anos é considerada a aluna mais velha do ensino básico em Brasília

Por Redação

24/02/2023 às 16:47:40 - Atualizado há
Maria dos Santos foi porteira do Centro Educacional 4, do Guará, 50 anos atrás. Agora voltou ao colégio com o sonho de concluir os estudos. Luiza Maria dos Santos, de 88 anos, na sala de aula, em escola do Guará, no DF

TV Globo/Reprodução

Nunca é tarde para começar. Dona Luiza Maria dos Santos, ou Luizinha, como gosta de ser chamada, de 88 anos, soube aplicar essa frase na vida. Ela está cursando o 5º ano e é a aluna mais velha do ensino básico em Brasília.

LEIA TAMBÉM:

SISU 2023: inscrições terminam nesta sexta-feira (24); saiba como participar

MÉTODO MONTESSORI: o mais influente método de educação funciona de verdade?

Na década de 1970, Luizinha trabalhou como porteira do CED 4 do Guará. Em 2023 ela voltou ao local, mas trocou a vassoura pelos livros.

A aposentada conta só conseguiu colocar em prática o sonho de concluir os estudos depois que o marido morreu, ele não a deixava voltar para a sala de aula. Os 10 filhos foram outro motivo que a fizeram ficar longe da escola.

"Agora que eles estão crescidos, voltei a estudar e eles ficaram orgulhosos. Uma (filha) traz e a outra me busca", conta Luizinha.

Luiza Maria dos Santos, de 88 anos, em escola do Guará, no DF

TV Globo/Reprodução

A aluna não perde um dia de aula. Ela conta que até no feriado de carnaval quis ir para a escola.

A vontade de estudar da aposentada não a despercebida. Rogério os, diretor do CED 4, não poupa elogios para a nova aluna.

"Quando fizemos a recepção dos alunos e entramos em contato com ela, não teve como não chamar a atenção. Foi uma surpresa positiva saber que uma aluna de 88 anos tem vontade de estudar e tem planos para estudar na faculdade", conta.

Com os cabelos cor-de-rosa, unhas pintadas e batom, dona Luiza Maria que é costureira quer fazer faculdade de moda.

Matrículas no EJA

Luiza Maria cursa uma turma de Educação de Jovens e Adultos – EJA. No Distrito Federal, as matrículas dessa modalidade de ensino ficam abertas durante o ano todo.

Para frequentar uma escola, basta ir até a secretaria de uma das 95 unidades da rede pública de ensino. Segundo a Secretaria de Educação, há uma estimativa de 32 mil alunos na EJA em 2023.

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Fonte: G1
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2025 Copyright © 2025 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loiraGarotas de Programa