{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Dia a Dia Notícias", "alternateName": "Dia a Dia Notícias", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_8b36a5e18308224620aecba3ef19b87e.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/diadianews", "https://twitter.com/twitter" ] }:root { --topo-altura-logo: 80px; /* TAMANHO DA LOGO NO TOPO */ --topo-rodape-cor: #FEFEFE; /* TOPO E RODAPÉ */ --topo-rodape-menu-cor: #5D5D5D; /* COR DO TEXTO DO TOPO E RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor: #F8F9FA; /* PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor2: #555555; /* COR DO TEXTO DA PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --cor-padrao1: #555555; /* COR DOS TITULOS DOS DESTAQUES */ --cor-padrao2: #C4170C; /* COR PADRÃO DOS CHAPÉIS */ --videos-bg: #313131; /* COR DE FUNDO DO BLOCO DE VÍDEOS */ --videos-texto: #FFFFFF; /* COR DO TEXTO DO BLOCO DE VÍDEOS */ } /* cor legal de entretenimento: #A5175E */
Ouro Preto recebeu o total de R$5 milhões da verba compensatória da mineradora Vale. Na última quinta-feira, 19, foi realizada a cerimônia para anunciar a aplicação referente a esses Recursos. Ao lado de vereadores e secretários, o Prefeito Angelo Oswaldo anunciou que 3 milhões serão investidos na estrada do Distrito de Santo Antônio do Salto, ele ainda declara: "Nós temos que aplicar esse recurso na estrada do Salto porque é uma oportunidade que nós temos de imediatamente dar um resposta a uma comunidade que está sentida e magoada". Os outros 2 milhões restantes serão destinados ao programa habitacional do município.
Uma reivindicação antiga, a estrada do Salto é um dos maiores desejos da população que possui dificuldades para ter o à sede. Segundo o prefeito, a espera pela obra se deu pelo desejo de realizar um trabalho de qualidade, para que a aplicação asfáltica não seja corroída em curto prazo com os impactos das chuvas e veículos. A obra será executada com o ree de compensação e verbas do município. Inicialmente o planejamento é asfaltar o caminho da Ponte dos Tabuões até o trecho da Serra da Edite, com planos futuros de realizar a aplicação em toda estrada. Na próxima segunda, 23, uma equipe já estará na localidade para fazer a topografia, o estudo das características do terreno, dando início ao serviço. Segundo o secretário de obras, Antônio Simões, após esse primeiro processo, dará início ao período de licitação. Toda obra, ainda segundo ele, deve durar cerca de 90 dias.
Os outros dois milhões, investidos no programa habitacional, será aplicado no saneamento básico, Ângelo Oswaldo lembra da atual situação que a cidade enfrenta: "Estamos aí trabalhando determinadamente para equacionar esse grande problema que nós herdamos que foi a privatização do serviço de água e esgoto de ouro preto, o Semae virou Saneouro e nós estamos empenhados em resgatar os valores do saneamento público". Além do saneamento, o valor será investido também na geração de empregos e habitação, tudo dentro da lógica de um programa de governo, que tenta alcançar cada vez mais melhorias no município.
Mineradora e Governo de Minas entram em comum acordo
No último dia 14, a Assembléia Legislativa de Minas, aprovou o projeto de Lei 2.508/21, que visa o ree de verbas aos municípios do Estado. O recurso é uma medida compensatória pelo crime do rompimento da barragem da Mineradora Vale ocorrido em Brumadinho no ano de 2019. Ao todo, ficou acordado o total de R$1,5 bilhões, distribuídos proporcionalmente entre as 835 cidades mineiras para investimentos e desenvolvimento, gerando assim, benefícios às populações.