{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Dia a Dia Notícias", "alternateName": "Dia a Dia Notícias", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_8b36a5e18308224620aecba3ef19b87e.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/diadianews", "https://twitter.com/twitter" ] }:root { --topo-altura-logo: 80px; /* TAMANHO DA LOGO NO TOPO */ --topo-rodape-cor: #FEFEFE; /* TOPO E RODAPÉ */ --topo-rodape-menu-cor: #5D5D5D; /* COR DO TEXTO DO TOPO E RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor: #F8F9FA; /* PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor2: #555555; /* COR DO TEXTO DA PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --cor-padrao1: #555555; /* COR DOS TITULOS DOS DESTAQUES */ --cor-padrao2: #C4170C; /* COR PADRÃO DOS CHAPÉIS */ --videos-bg: #313131; /* COR DE FUNDO DO BLOCO DE VÍDEOS */ --videos-texto: #FFFFFF; /* COR DO TEXTO DO BLOCO DE VÍDEOS */ } /* cor legal de entretenimento: #A5175E */
Na última sexta-feira (16), o prefeito Angelo Oswaldo oficializou um acordo de cooperação com o Museu da Inconfidência/Ibram, permitindo que o Brasão da República — peça histórica do final do século XIX — e a integrar o acervo da instituição. O brasão anteriormente estava instalado no auditório da Prefeitura de Ouro Preto.
Segundo o prefeito, o objeto representa um marco importante na narrativa republicana brasileira: "O Museu da Inconfidência já tem as armas da Colônia, de Portugal e do Império. Agora, nós teremos as armas da República, sinalizando essa extensão de percurso que está sendo construída para pensar os conceitos de museu", afirmou.
A transferência do brasão ocorre como parte das ações da 23ª Semana de Museus, cujo tema neste ano é "O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação". O diretor do Museu da Inconfidência, Alex Calheiros, comentou sobre os desafios contemporâneos da museologia. "Não existe nada que está, efetivamente, no ado. E é por isso que os museus se atualizam e precisam se atualizar sempre", declarou.
No local onde estava o brasão, será instalada uma obra do artista ouro-pretano Jorge Fonseca: uma versão artística da bandeira do Brasil. O convênio entre a istração municipal e o museu será válido até dezembro de 2028, sem envolvimento de rees financeiros.