{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Dia a Dia Notícias", "alternateName": "Dia a Dia Notícias", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_8b36a5e18308224620aecba3ef19b87e.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/diadianews", "https://twitter.com/twitter" ] }:root { --topo-altura-logo: 80px; /* TAMANHO DA LOGO NO TOPO */ --topo-rodape-cor: #FEFEFE; /* TOPO E RODAPÉ */ --topo-rodape-menu-cor: #5D5D5D; /* COR DO TEXTO DO TOPO E RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor: #F8F9FA; /* PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor2: #555555; /* COR DO TEXTO DA PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --cor-padrao1: #555555; /* COR DOS TITULOS DOS DESTAQUES */ --cor-padrao2: #C4170C; /* COR PADRÃO DOS CHAPÉIS */ --videos-bg: #313131; /* COR DE FUNDO DO BLOCO DE VÍDEOS */ --videos-texto: #FFFFFF; /* COR DO TEXTO DO BLOCO DE VÍDEOS */ } /* cor legal de entretenimento: #A5175E */
A cidade histórica de Ouro Preto volta a ser palco de arte, cultura e encontros criativos com o retorno do projeto Sextas Abertas, promovido pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). A programação de 2025 tem início no dia 23 de maio, ocupando o Casarão Pedro Aleixo e a Praça Antônio Dias com uma agenda repleta de oficinas, apresentações e feira de arte e artesanato, tudo aberto ao público.
Criado em 2016 pelo Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP, o projeto chega à sua nova edição com oito encontros confirmados ao longo do ano — seis em Ouro Preto (sede), um em Antônio Pereira, um em Cachoeira do Campo e outro em Santo Antônio do Leite. As inscrições para participar das atividades podem ser feitas de forma contínua, por meio de formulário on-line.
A proposta é reunir diferentes expressões artísticas em um mesmo espaço, promovendo oficinas de artes plásticas, visuais, cênicas, música, audiovisual, culinária e expressão corporal, além de rodas de conversa e palestras com temáticas atuais. As oficinas acontecem nos ateliês e espaços multimídia do Núcleo, enquanto a praça recebe apresentações teatrais, shows e a tradicional feira de artesanato com produtores locais.
— O projeto é pensado para todas as idades e tem como base a diversidade cultural e o fortalecimento da arte produzida em Ouro Preto e região — explica Rachel Falcão, coordenadora do Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP.
A edição de 2025 conta com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, além da co-realização da FAOP, apoio do Instituto Território Criativo e realização da IRENI Inteligência em Eventos, com o Governo de Minas.
Reconhecida como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig reforça com o "Sextas Abertas" seu compromisso com o o à cultura, o estímulo à criação artística e a valorização da memória e identidade do povo mineiro.