{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Dia a Dia Notícias", "alternateName": "Dia a Dia Notícias", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_8b36a5e18308224620aecba3ef19b87e.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/diadianews", "https://twitter.com/twitter" ] }:root { --topo-altura-logo: 80px; /* TAMANHO DA LOGO NO TOPO */ --topo-rodape-cor: #FEFEFE; /* TOPO E RODAPÉ */ --topo-rodape-menu-cor: #5D5D5D; /* COR DO TEXTO DO TOPO E RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor: #F8F9FA; /* PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor2: #555555; /* COR DO TEXTO DA PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --cor-padrao1: #555555; /* COR DOS TITULOS DOS DESTAQUES */ --cor-padrao2: #C4170C; /* COR PADRÃO DOS CHAPÉIS */ --videos-bg: #313131; /* COR DE FUNDO DO BLOCO DE VÍDEOS */ --videos-texto: #FFFFFF; /* COR DO TEXTO DO BLOCO DE VÍDEOS */ } /* cor legal de entretenimento: #A5175E */
Ouro Preto Educação

Reitor da UFOP discute avanços para a Universidade em reunião no Ministério de Minas e Energia

Por Redação

28/04/2025 às 16:23:00 - Atualizado há
Reprodução: Universidade Federal de Ouro Preto

O reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Luciano Campos, esteve em Brasília na última quinta-feira (24) para tratar de pautas estratégicas no Ministério de Minas e Energia. A reunião buscou articular ações que tragam benefícios diretos à Universidade e às comunidades da região.

Entre os temas abordados, destacam-se a participação da UFOP no Novo Acordo da Bacia do Rio Doce — homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro de 2024 —, a implantação do campus de Ipatinga, a manutenção do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) em Mariana e a revitalização do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas.

O encontro, organizado em parceria entre a Reitoria e a Diretoria da Escola de Minas, contou com a presença do deputado federal Virgílio Guimarães, do assessor especial do ministro Alexandre Silveira, Fernanda Reis (assessora de Relações Institucionais e Governamentais), Alexandre Freitas (chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade) e Mariana Fontineli (coordenadora-geral de Planejamento Mineral).

Luciano Campos avaliou a reunião como extremamente produtiva, destacando a relevância de inserir a Universidade no processo de repactuação da Bacia do Rio Doce. "Nossa participação é essencial para reforçar os laços com as comunidades atingidas e colocar o conhecimento e a credibilidade da UFOP a serviço da sociedade", afirmou o reitor.

O Novo Acordo da Bacia do Rio Doce prevê investimentos em educação, ciência, tecnologia e inovação, destinados aos 26 municípios que aderiram ao termo, incluindo Ipatinga, onde a UFOP expande sua atuação com a construção de um novo campus. Em um contexto de restrições orçamentárias, o reitor ressaltou a importância de buscar recursos para projetos de extensão, pesquisa e ações voltadas para uma mineração mais sustentável, beneficiando toda a região.

Outro destaque do encontro foi a proposta de revitalização do prédio histórico da Escola de Minas, que completará 150 anos em 2026. O reitor enfatizou a necessidade urgente de reabrir o Museu da Escola de Minas, atualmente fechado. "Trata-se de um importante patrimônio brasileiro, que precisa estar ível novamente, não apenas para Ouro Preto, mas para todo o país", concluiu Campos.


Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2025 Copyright © 2025 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loiraGarotas de Programa