{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Dia a Dia Notícias", "alternateName": "Dia a Dia Notícias", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_8b36a5e18308224620aecba3ef19b87e.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/diadianews", "https://twitter.com/twitter" ] }:root { --topo-altura-logo: 80px; /* TAMANHO DA LOGO NO TOPO */ --topo-rodape-cor: #FEFEFE; /* TOPO E RODAPÉ */ --topo-rodape-menu-cor: #5D5D5D; /* COR DO TEXTO DO TOPO E RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor: #F8F9FA; /* PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor2: #555555; /* COR DO TEXTO DA PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --cor-padrao1: #555555; /* COR DOS TITULOS DOS DESTAQUES */ --cor-padrao2: #C4170C; /* COR PADRÃO DOS CHAPÉIS */ --videos-bg: #313131; /* COR DE FUNDO DO BLOCO DE VÍDEOS */ --videos-texto: #FFFFFF; /* COR DO TEXTO DO BLOCO DE VÍDEOS */ } /* cor legal de entretenimento: #A5175E */
Três representantes de Ouro Preto foram escolhidos para representar Minas Gerais na 4ª Conferência Nacional de Economia Popular Solidária, que acontecerá em agosto, em Brasília. A seleção ocorreu na última terça-feira (15), em Belo Horizonte, durante a etapa estadual do evento. No total, 84 delegados mineiros levarão as demandas do estado ao encontro nacional, focado na construção de políticas públicas para o setor.
A Economia Popular Solidária reúne práticas econômicas baseadas na produção, comercialização, troca e finanças, organizadas de forma coletiva, com autogestão e participação democrática. Em Ouro Preto, o modelo é visto em iniciativas como as associações de artesãos.
Participação ativa e construção coletiva
A expressiva presença de Ouro Preto nas etapas estadual e nacional da conferência é fruto do trabalho conjunto promovido pelo Fórum Municipal de Economia Solidária. Em 2023, o grupo organizou a 1ª Conferência Intermunicipal de Economia Solidária, realizada na cidade histórica. O encontro reuniu representantes dos municípios pertencentes às regionais Inconfidentes e Vertentes.
Com o propósito de apresentar a realidade mineira e fortalecer políticas públicas para o setor, o diretor de Economia Criativa e Solidária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Luiz Viana, foi eleito delegado na categoria Gestores Públicos. Na categoria Empreendimentos Solidários, Bruna Maria dos Santos, do Coletivo Pretas de Ouro, representará a cidade. Já Ricardo Reis, do Instituto Saberes do Território, atuará como delegado na categoria Entidades de Apoio e Fomento.
A crescente organização da sociedade civil, aliada à parceria com o poder público, tem contribuído para o avanço da Economia Solidária na região. Como resultado, Ouro Preto se consolida como referência no fortalecimento desse modelo econômico inclusivo e participativo.