{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Dia a Dia Notícias", "alternateName": "Dia a Dia Notícias", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_8b36a5e18308224620aecba3ef19b87e.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/diadianews", "https://twitter.com/twitter" ] }:root { --topo-altura-logo: 80px; /* TAMANHO DA LOGO NO TOPO */ --topo-rodape-cor: #FEFEFE; /* TOPO E RODAPÉ */ --topo-rodape-menu-cor: #5D5D5D; /* COR DO TEXTO DO TOPO E RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor: #F8F9FA; /* PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor2: #555555; /* COR DO TEXTO DA PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --cor-padrao1: #555555; /* COR DOS TITULOS DOS DESTAQUES */ --cor-padrao2: #C4170C; /* COR PADRÃO DOS CHAPÉIS */ --videos-bg: #313131; /* COR DE FUNDO DO BLOCO DE VÍDEOS */ --videos-texto: #FFFFFF; /* COR DO TEXTO DO BLOCO DE VÍDEOS */ } /* cor legal de entretenimento: #A5175E */
A Escola de Samba Acadêmicos de São Cristóvão se consagrou campeã do Carnaval 2025 em Ouro Preto, com a apuração ocorrendo na tarde desta quarta-feira (5/3). Fundada em 12 de julho de 1980, a escola é um símbolo do carnaval da cidade. Com suas cores verde e rosa e o cisne branco como emblema, ela representa o bairro de São Cristóvão, que conta com uma comunidade envolvida e apaixonada. Ao longo de sua história, a escola conquistou oito títulos do Carnaval de Ouro Preto.
Neste ano, o enredo "Benzedeiras: Se o Samba é a Cura da Alma, a São Cristóvão tem o Dom de Curar" foi levado à avenida. A proposta fez uma homenagem às benzedeiras, com destaque para Dona Maria, uma figura tradicional do bairro. O tema também resgatou a herança africana e indígena, celebrando rituais de cura como formas de resistência e preservação de conhecimentos ancestrais que permanecem vivos na cultura popular.
O ritual de benzeção, muito presente nas comunidades afro-brasileiras e indígenas, envolve orações, rezas e gestos simbólicos realizados por benzedeiras ou benzedeiros, que, com fé e sabedoria ancestral, têm o poder de afastar doenças e energias negativas. Essa prática, muitas vezes acompanhada de ervas e gestos específicos, é considerada uma forma de restaurar a saúde física e espiritual. Além disso, a benzeção se tornou um símbolo de resistência, especialmente durante o período colonial, quando os saberes de origem africana e indígena eram reprimidos.
Apurac?a?o Escolas de Samba Carnaval Ouro Preto - 2025