{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Dia a Dia Notícias", "alternateName": "Dia a Dia Notícias", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_8b36a5e18308224620aecba3ef19b87e.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/diadianews", "https://twitter.com/twitter" ] }:root { --topo-altura-logo: 80px; /* TAMANHO DA LOGO NO TOPO */ --topo-rodape-cor: #FEFEFE; /* TOPO E RODAPÉ */ --topo-rodape-menu-cor: #5D5D5D; /* COR DO TEXTO DO TOPO E RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor: #F8F9FA; /* PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor2: #555555; /* COR DO TEXTO DA PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --cor-padrao1: #555555; /* COR DOS TITULOS DOS DESTAQUES */ --cor-padrao2: #C4170C; /* COR PADRÃO DOS CHAPÉIS */ --videos-bg: #313131; /* COR DE FUNDO DO BLOCO DE VÍDEOS */ --videos-texto: #FFFFFF; /* COR DO TEXTO DO BLOCO DE VÍDEOS */ } /* cor legal de entretenimento: #A5175E */
Minas Gerais Cultura Empreendedora

Aula inaugural do NEJ, em Uberaba, abre novos horizontes para jovens e adultos

Os estudantes do curso técnico em istração do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) da Escola do Sebrae, em Uberaba, participaram na manhã desta segunda-feira (24/2) de uma aula inaugural.

Por Redação

25/02/2025 às 14:02:13 - Atualizado há

Os estudantes do curso técnico em istração do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) da Escola do Sebrae, em Uberaba, participaram na manhã desta segunda-feira (24/2) de uma aula inaugural. A ação do Sebrae Minas, em parceria com a Fundação de Ensino Técnico Intensivo (FETI), oferece a qualificação gratuita, com ênfase em gestão de negócios e empreendedorismo.

Além de marcar o início das atividades, o evento foi uma oportunidade para os estudantes conhecerem histórias de superação como a da aluna Sandra Luísa Girardi. Aos 56 anos, ela decidiu retomar os estudos, e revelou o impacto do curso em sua vida. “Foi uma experiência maravilhosa. Eu pensava já ter visto muita coisa ao atingir minha idade atual, e fui surpreendida com um leque de novos aprendizados”, conta.

Ela ainda destaca as mudanças que a formação trouxe para sua carreira, e perspectivas. “Concluí o ensino médio há 35 anos, e ei a me dedicar à família, cuidando de casa e dos filhos. Quando meu filho ingressou no NEJ, percebi a oportunidade de também investir em minha educação, e decidi fazer o curso com ele. ei no concurso da Prefeitura, e estou aguardando a convocação", comemora.

Por meio da parceria com o Sebrae Minas, a FETI tem se consolidado como um centro de transformação educacional, oferecendo qualificação e fomentando o empreendedorismo local. "Registramos um grande número de recolocações profissionais entre os nossos alunos, e a descoberta de novos empreendedores, especialmente, nos setores de alimentação e moda. O impacto do curso é transformador, independentemente da idade", ressalta a diretora da Esc. de Ensino Técn. Profissionalizante “Professor Francisco Sales Jerônimo – Chicão”, Roberta Bernardino. A instituição é vinculada à FETI.

Neste ano, o NEJ conta com 94 alunos matriculados em três turmas, nos períodos da manhã e da tarde. A iniciativa é uma realização do Sebrae Minas e da FETI, em parceria com Lions, Rotary e União de Lojas Maçônicas de Uberaba e Região (Ulmur). “O curso é uma ferramenta essencial para a formação de cidadãos preparados para os desafios do mercado de trabalho. A educação técnica capacita e transforma vidas, gerando oportunidades de crescimento pessoal e profissional”, afirma o gerente do Sebrae Minas na regional Triângulo, William Brito.

Aula inaugural do curso técnico em istração, uma parceria Sebrae Minas e FETI. Crédito: Alan Dahmas

Histórico

Fundado em 2010, o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do Sebrae nasceu com o propósito de oferecer aos egressos e estudantes do ensino médio da rede pública o à formação empreendedora e uma vivência prática do mundo dos negócios.

Por meio de uma metodologia que alia teoria e prática, o curso trabalha projetos 'mão na massa' de empreendedorismo e gestão, soluções de problemas e fortalecimento de características como autonomia, proatividade e consciência social. O intuito é transformar os estudantes em cidadãos empreendedores e protagonistas preparados para os desafios do mercado de trabalho.

Desde que foi criado, o NEJ já formou mais de 3,2 mil estudantes em todo o estado. Em Uberaba o projeto está ativo desde 2022, e já impactou a vida de 147 estudantes. Na primeira turma, 95% dos estudantes, com até 22 anos, foram inseridos no mercado de trabalho. Em 2023, 34 técnicos e cinco assistentes se formaram, dos quais 18 já estavam no mercado de trabalho. No ano ado, 16 já estavam empregados na conclusão do curso.

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas | Regional Triângulo
Vanessa Braga (Stark)
(34) 99903 8603
[email protected]

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2025 Copyright © 2025 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loiraGarotas de Programa