{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Dia a Dia Notícias", "alternateName": "Dia a Dia Notícias", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_8b36a5e18308224620aecba3ef19b87e.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/diadianews", "https://twitter.com/twitter" ] }:root { --topo-altura-logo: 80px; /* TAMANHO DA LOGO NO TOPO */ --topo-rodape-cor: #FEFEFE; /* TOPO E RODAPÉ */ --topo-rodape-menu-cor: #5D5D5D; /* COR DO TEXTO DO TOPO E RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor: #F8F9FA; /* PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor2: #555555; /* COR DO TEXTO DA PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --cor-padrao1: #555555; /* COR DOS TITULOS DOS DESTAQUES */ --cor-padrao2: #C4170C; /* COR PADRÃO DOS CHAPÉIS */ --videos-bg: #313131; /* COR DE FUNDO DO BLOCO DE VÍDEOS */ --videos-texto: #FFFFFF; /* COR DO TEXTO DO BLOCO DE VÍDEOS */ } /* cor legal de entretenimento: #A5175E */
Ideias inovadoras marcaram o encerramento da primeira edição do Inova Cerrado, na manhã da última sexta-feira (31/1), em Uberaba.
Ideias inovadoras marcaram o encerramento da primeira edição do Inova Cerrado, na manhã da última sexta-feira (31/1), em Uberaba. O programa do Sebrae Nacional, que em Minas Gerais é realizado pelo Sebrae Minas e pelos ecossistemas de inovação de Patos de Minas, Uberlândia e Uberaba, reconheceu os melhores projetos para a preservação e valorização do bioma Cerrado.
A Smart Timber foi a grande vencedora no primeiro ciclo do programa. A greentech (termo que se refere a empresas que utilizam tecnologias para reduzir o impacto ambiental de suas atividades) criou um sistema que utiliza inteligência artificial para rastrear a madeira da floresta aos lares, controlar o comércio de espécies ameaçadas de extinção e identificar madeiras nobres.
O fundador da startup, Paulo Júnio Duarte, conta que começou a desenvolver a ideia dentro da universidade, durante o doutorado em engenharia ambiental. "A Smart Timber é fruto de muita pesquisa acadêmica que, agora, transformamos em um negócio. Ao longo dessa trajetória, tive a oportunidade de atuar como Agente Local de Inovação do Sebrae, o que foi fundamental para minha evolução. Sinto uma enorme satisfação em poder dar esse o de pesquisador para empreendedor e, com isso, levar soluções tecnológicas para os desafios ambientais que enfrentamos", conclui.
O segundo lugar foi para a startup Predativa, que oferece tecnologias inovadoras e sustentáveis para criação de insetos de alta qualidade para o controle biológico de pragas na agricultura. "Esse prêmio é um importante reconhecimento do potencial da tecnologia que desenvolvemos. Uma valiosa contribuição para a sustentabilidade e a proteção do Cerrado brasileiro", afirma o CEO da Predativa, Pedro Camargo.
Na terceira colocação ficou a Chama Segura, com um projeto que tem o objetivo de gerenciar e ajudar a gestão das brigadas florestais para uma eficiência maior no combate a incêndios florestais e tentar reduzir os problemas com as queimadas. A banca avaliadora foi formada por: Prof. Dr. Matheus de Souza Gomes, associado no Instituto de Biotecnologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Campus Patos de Minas; o líder do UberHub, ecossistema de inovação de Uberlândia, Ferdinando Kun; o analista de agronegócios do Sebrae Minas Breno Assis Mendonça; e o coordenador do Polo de Inovação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Hamilton César de Oliveira Charlo.
O analista de inovação e coordenador do Sebrae Nacional, que também coordena o projeto Inova Biomas, Phillipe Figueiredo, destaca a importância do programa na valorização de quem apresenta soluções inteligentes para a preservação do ambiente.
"Tivemos uma variedade de soluções de diversos segmentos econômicos, essa é a beleza da bioeconomia. O principal fruto desse trabalho é formar uma nova geração de empreendedores que têm a consciência de que é preciso uma nova forma de desenvolvimento para o Cerrado, com muita inovação, sustentabilidade e utilizando os nossos ativos biológicos", afirma.
Inova Cerrado
O Inova Cerrado é uma iniciativa focada no fomento, apoio e desenvolvimento de pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras, alinhadas ao Cerrado, que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade desse bioma. O programa contempla os Estados da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí e Tocantins.
Durante três meses, os empreendedores tiveram o a capacitações, mentorias e workshops para desenvolverem seus projetos. Dezenove empresas inovadoras e startups apresentaram soluções para preservação do ecossistema e fomento à bioeconomia do Cerrado a uma banca e os três melhores projetos foram premiados em dinheiro.
Durante o evento de encerramento, os participantes foram informados de um novo estágio da iniciativa. Trata-se da fase de tração, que será lançada ainda no primeiro trimestre deste ano.
Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas | Regional Triângulo
Vanessa Braga (Stark)
(34) 99903 8603
[email protected]