{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Dia a Dia Notícias", "alternateName": "Dia a Dia Notícias", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_8b36a5e18308224620aecba3ef19b87e.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/diadianews", "https://twitter.com/twitter" ] }:root { --topo-altura-logo: 80px; /* TAMANHO DA LOGO NO TOPO */ --topo-rodape-cor: #FEFEFE; /* TOPO E RODAPÉ */ --topo-rodape-menu-cor: #5D5D5D; /* COR DO TEXTO DO TOPO E RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor: #F8F9FA; /* PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --rodape-segunda-cor2: #555555; /* COR DO TEXTO DA PARTE DE CIMA DO RODAPÉ */ --cor-padrao1: #555555; /* COR DOS TITULOS DOS DESTAQUES */ --cor-padrao2: #C4170C; /* COR PADRÃO DOS CHAPÉIS */ --videos-bg: #313131; /* COR DE FUNDO DO BLOCO DE VÍDEOS */ --videos-texto: #FFFFFF; /* COR DO TEXTO DO BLOCO DE VÍDEOS */ } /* cor legal de entretenimento: #A5175E */
Geral Minas Gerais

Lei que integra Viçosa a consórcio nacional para compra de vacinas contra Covid-19 é sancionada

Por Redação

23/03/2021 às 09:46:44 - Atualizado há
Protocolo de intenções com a Frente Nacional de Prefeitos (FPN) foi ratificado pelo prefeito Raimundo Nonato Cardoso (PSD) e agora é um contrato de consórcio público. Entenda o processo. Consórcio vai viabilizar compra de vacinas para municípios

Adenir Britto/PMSJC

O prefeito Raimundo Nonato Cardoso (PSD) sancionou, na última quinta-feira (18), a lei que autoriza o município de Viçosa a compor o consórcio organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para aquisição de vacinas e insumos para combate à pandemia de Covid-19.

O Projeto de Lei (PL) foi aprovado na semana ada pela Câmara Municipal. O protocolo de intenções com a FPN foi ratificado, ou seja, é a partir de agora um contrato de consórcio público. Entenda abaixo o que pode ocorrer a partir disso.

Na última semana, o G1 mostrou que cidades na Zona da Mata e Campo das Vertentes aderiram ao consórcio de municípios lançado pela FNP para compra de vacinas contra a Covid-19. As prefeituras não precisam pagar nenhuma taxa para aderirem, mas a adesão precisa ser autorizada pelas câmaras municipais por meio de projetos de lei.

Ainda não há previsão de quantas vacinas serão compradas e nem quando chegarão às cidades para serem aplicadas.

Recursos

De acordo com o presidente da FNP, a primeira opção do consórcio é a utilização de recursos do Governo Federal para compra de vacinas, mas transferências de recursos por organismos internacionais, participação da iniciativa privada ou mesmo a compra via cota dos municípios serão discutidas.

Como vai funcionar o consórcio:

A FNP reúne cidades com mais de 80 mil habitantes, mas qualquer município poderá aderir ao consórcio público para aquisição de vacinas.

O prazo para manifestação de interesse terminou no dia 5 de março;

Não há nenhum custo ao município para a adesão ao consórcio;

Os custos para a formação legal do consórcio público serão pagos pela FNP;

Os municípios terão 15 dias para aprovar um projeto de lei nas câmaras municipais que autorizam a adesão ao consórcio público;

Somente após a constituição legal, com a criação de um CNPJ e a escolha de diretoria, o consórcio estaria apto a fazer a compra de vacinas.

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campo das Vertentes
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2025 Copyright © 2025 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loiraGarotas de Programa