Cidade atingiu nesta semana recorde de hospitalizações pela doença, com mais de 500 pessoas internadas. Leitos de UTI e de enfermaria serão instalados no Hospital Albert Sabin e São Vicente de Paulo. Leitos de UTI serão implantados no Hospital Albert Sabin e no Hospital São Vicente de Paulo
Hélio Filho/Governo do ES
A Prefeitura de Juiz de Fora anunciou nesta quinta-feira (18) a criação de 19 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 30 de enfermaria para a Covid-19. Segundo o Executivo, a abertura dos leitos está na fase final e a expectativa é que eles sejam liberados ainda esta semana.
Serão nove leitos de UTI Covid-19 no Hospital Albert Sabin e 10 no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), antigo HTO. Todos serão disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os leitos de enfermaria serão instalados no São Vicente de Paulo.
A Prefeitura explicou que toda a documentação necessária já foi encaminhada pelo município ao Governo Estadual, que financia os leitos de UTI.
Nesta semana, a cidade ou a contar com 10 novas UTIs na rede pública instaladas no Hospital Monte Sinai e recebeu financiamento do Ministério da Saúde para a manutenção de 10 leitos na Santa Casa de Misericórdia e oito no Hospital Universitário, por mais 90 dias.
Na última terça, a prefeita Margarida Salomão (PT) assinou um termo de cessão para receber equipamentos hospitalares emprestados das prefeituras de Andrelândia, Mar de Espanha, São João Nepomuceno e Bocaina de Minas, para serem utilizados em novos leitos de UTI.
Alta ocupação de leitos na região
Juiz de Fora, registrou, na terça, mais um recorde de hospitalizações pela Covid-19 e cinco hospitais atingiram 100% da capacidade, conforme mostrou o G1. Além disso, em 15 dias, 30 pacientes foram transferidos.
Além da cidade, municípios da Zona da Mata como Ubá, Muriaé, Leopoldina e Santos Dumont também registraram 100% de ocupação de UTIs para casos de Covid nesta semana.
A escassez de leitos, aumento diário de mortes e a confirmação de circulação de duas variantes em Juiz de Fora acende alerta para colapso no sistema de saúde da macrorregião Sudeste.
Com os novos leitos no Albert Sabin e no Hospital São Vicente de Paulo, Juiz de Fora terá nas próximas semanas 140 leitos de UTI Covid-19, 216 de enfermagem e 15 leitos de e ventilatório pulmonar, todos pelo SUS.
Mesmo diante desse avanço, a secretária municipal de Saúde, Ana Pimentel, aponta o isolamento social como a única forma da população se proteger.
“Cada um deve se conscientizar sobre a necessidade do uso da máscara, da incorporação do hábito de lavar as mãos e permanecer o máximo que puder em isolamento. Os que precisarem sair devem adotar a distância entre as pessoas”, afirmou.
Veja abaixo a situação de UTIs Covid-19 no SUS em Juiz de Fora:
20 no Monte Sinai;
28 no Hospital Ana Nery;
10 no Hospital de Pronto Socorro Mozart Geraldo Teixeira (HPS),
10 na Santa Casa de Misericórdia;
13 no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF);
20 no Hospital Regional Dr. João Penido;
20 na Maternidade Therezinha de Jesus.
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campo das Vertentes