O voo trazendo as doses da CoronaVac foi realizado por uma aeronave da Polícia Civil, que pousou o aeroporto municipal. Chegada da vacina em São João del Rei
Prefeitura de São João del Rei/Divulgação
As vacinas contra o coronavírus chegaram em São João del Rei, no Campo das Vertentes, por volta de 9h da manhã desta terça-feira (19).
O voo trazendo as doses da CoronaVac foi realizado por uma aeronave da Polícia Civil, que pousou o aeroporto municipal. O prefeito Nivaldo Andrade (PSL) participou do recebimento de três caixas do imunizante.
Ao todo, Minas Gerais recebeu 577 mil doses. O G1 entrou em contato com o Governo de Minas e com a Prefeitura de São João del Rei para confirmar quantas doses foram recebidas neste voo, mas até a última atualização desta matéria não havia retorno.
Vacinação contra a Covid-19 em MG: perguntas e respostas
Acompanhe a vacinação nacional em tempo real
A CoronaVac é a vacina do Instituto Butantan feita em parceria com o laboratório chinês Sinovac, cujo uso emergencial foi aprovado neste domingo (17).
O imunizante será armazenado na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de São João del Rei. Neste local, as prefeituras irão retirar as doses e iniciar a vacinação nos municípios atendidos.
Plano de vacinação
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) trabalha em um plano de vacinação, que vem sendo discutido desde setembro do ano ado. As doses e os insumos serão distribuídos de maneira semelhante ao que já foi organizado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).
Para isso, 50 milhões de seringas foram adquiridas. Desse total, 21 milhões chegaram ao estado e sete milhões já foram entregues às 28 Superintendências Regionais de Saúde. Caberá a cada um dos 853 municípios buscar as doses de vacina nessas unidades regionais.
A logística de transporte da vacina vai envolver a Defesa Civil, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros. O transporte aéreo deve começar nas primeiras horas desta terça.
Seguindo o PNI, o primeiro grupo prioritário é formado por profissionais de saúde que atuam diretamente no combate ao coronavírus, idosos residentes em asilos e indígenas residentes em aldeias.