O político estava internado desde o dia 16 de dezembro, no hospital Mater Dei, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A Prefeitura de Barbacena decretou luto oficial. O deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), relator da denúncia contra Temer na CCJ
Mateus Bonomi/Agif/Estadão Conteúdo
O ex-deputado federal por Minas Gerais, Bonifácio Andrada, será velado e enterrado nesta quarta-feira (6) no Cemitério Boa Morte, na cidade natal dele, Barbacena.
Ele morreu nesta terça-feira (5), aos 90 anos, em decorrência de complicações provocadas por Covid-19.
O político estava internado desde o dia 16 de dezembro, no hospital Mater Dei, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
O anúncio da morte foi feito pelo filho de Bonifácio, Lafayette Andrada, em um perfil na rede social.
Anúncio foi feito pelo perfil de Lafayette de Andrada no Twitter
Redes Sociais/ Reprodução
Bonifácio Andrada deixou a mulher e oito filhos. Ele foi parlamentar federal durante 40 anos, até janeiro de 2019, e o político que ficou mais tempo em exercício no país. Foram 15 mandatos eletivos e 60 anos de atividade parlamentar.
Bonifácio foi advogado, jornalista, cientista político, doutor em direito público, professor universitário e político. Era reitor da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), instituição que criou há 57 anos, além de presidente da Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada (Funjobe) – entidade mantenedora da Faculdade de Medicina de Barbacena também criada por ele, e Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena.
Na manhã desta quarta-feira, a cidade de Barbacena se prepara para homenagear o filho ilustre.
Devido a protocolos de distanciamento social da pandemia, será concelebrada a missa de corpo presente, às 13h30, na Basílica São José Operário, apenas para familiares. No entanto, haverá transmissão ao vivo.
A previsão é que o corpo chegue ao município, por volta das 14h, vindo de Belo Horizonte. Em seguida, seguirá em cortejo pelas principais ruas e avenidas da cidade.
O enterro está marcado para às 16h, mas será aos familiares. A Prefeitura de Barbacena decretou luto oficial no município.
Homenagens
Nas redes sociais, políticos e personalidades prestaram homenagens para o ex-deputado. Veja abaixo.
Gilmar Mendes manifestou pesar sobre a morte de Bonifácio de Andrada
Twitter/Reprodução
José Serra manifestou sobre a morte do ex-deputado Bonifácio Andrada
Twitter/Reprodução
O governador de Minas Gerais falou sobre a morte do ex-deputado Bonifácio Andrada
Twitter/Reprodução