Na manhã desta terça-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde informou que a cidade atingiu 70% da população totalmente imunizada, quantitativo necessário para ampliar a flexibilização dos setores. Vista geral ; vista aérea ; Juiz de Fora ; previsão do tempo ; parcialmente nublado
Prefeitura/Divulgação
Após avançar para a Etapa 2 do programa "Juiz de Fora Viva", a Prefeitura divulgou na tarde desta terça-feira (9) as mudanças no funcionamento das atividades na cidade. A ampliação na flexibilização dos setores foi permitida porque Juiz de Fora atingiu 70% da população totalmente vacinada.
Entre as alterações divulgadas pela Prefeitura está o distanciamento social exigido para realização de atividades e funcionamento de estabelecimentos no município, que a a ser de um metro
Veja o que muda com o avanço para a Etapa 2 do programa “Juiz de Fora Viva”:
Todas as modalidades de eventos podem ocorrer com 70% da ocupação dos espaços e horário livre. O funcionamento de outras atividades turísticas e culturais, como museus, galerias, cinemas, teatros, bibliotecas e parques, assim como estabelecimentos comerciais, cursos livres, clubes e academias de ginástica está permitido com 80% da capacidade de atendimento. Nesta etapa, as saunas estão liberadas.
Para hotéis e hospedagens, a capacidade é de 90%. O horário de funcionamento de bares e restaurantes permanece das 8h à 1h, diariamente.
A Prefeitura de Juiz de Fora divulgou a nota técnica sobre a mudança, veja:
Nota técnica
Em Nota Técnica, também divulgada nesta terça-feira, a Prefeitura altera a exigência de comprovação de esquema vacinal para eventos ao ar livre. Assim, exclusivamente para esta modalidade, será exigida “vacinação em dia” (pessoas cujo prazo para a segunda dose ainda não foi atingido). Fica mantida a obrigatoriedade de esquema vacinal completo para eventos em locais fechados e eventos híbridos.
A nota também reforça que estabelecimentos que têm duas habilitações de funcionamento, como bar e casa de show, deverão operar como bares dentro do horário permitido (até 1h na Etapa 2 do “Juiz de Fora Viva”). Após esse horário, em operação como casa noturna, apenas clientes com “vacinação completa” poderão permanecer no local.
Assim, ao ar o estabelecimento, clientes com vacinação completa deverão receber pulseiras que permitirão a permanência após 1h. Ainda de acordo com a nota, às sextas e aos sábados, fica permitida a colocação de mesas e cadeiras nas calçadas de bares e restaurantes até 1h.
Programa 'Juiz de Fora Viva'
O “Juiz de Fora Viva – Cidade em Movimento” prevê a retomada total das atividades sociais e econômicas no município e é divido em 3 etapas.
O novo programa de retomada das atividades está em vigor no município desde o dia 21 de setembro.
Conforme a Prefeitura, o avanço de etapa está condicionado à conservação do cenário epidemiológico favorável, conforme monitorado pela Prefeitura; e à cobertura vacinal da população, de acordo com as etapas previstas.
Nesta terça, a cidade avançou para a 2ª etapa do programa uma vez que atingiu 70% da população totalmente vacinada.
O o a determinados espaços e estabelecimentos será condicionado à comprovação de imunização contra a Covid-19, que deverá ser feita pelo aplicativo do Ministério da Saúde, “Conecte Sus”, ou por cartão de vacinação impresso, ambos acompanhados de documento com foto.
Veja a descrição das 3 etapas:
A primeira fase foi condicionada à vacinação de 40% da população total do município. O distanciamento social para todas as atividades e estabelecimentos era de um metro e meio.
Todos os eventos foram liberados e puderam ser realizados entre 8h e 5h com 60% da capacidade de espaço.
Em ambientes fechados, a limitação era de 320 pessoas, mais staff, por evento. Para locais abertos, o limite era de 380 pessoas, mais 20% de staff.
Os eventos esportivos contam com a limitação de 50% de público. A participação estava condicionada ao esquema vacinal completo.
Espaços culturais, como cinemas, teatros e locais de encanação voltaram a funcionar com 60% da capacidade de espaço, mas com proibição de uso de óculos 3D
Para bibliotecas e locais de pesquisa, o limite é de 70% da capacidade de espaço. Museus, galerias, salas de exposições e similares têm limitação de 60% e 70% da capacidade do espaço em ambientes fechados e abertos, respectivamente. Para estes estabelecimentos, é obrigatório o esquema vacinal em dia.
O horário de funcionamento de bares e restaurantes foi de 8h às 5h, diariamente.
Etapa 2
Esta fase está condicionada à vacinação de 70% da população total do município. O distanciamento social para todas as atividades e estabelecimentos a a ser de 1 metro.
Nesta etapa, eventos de qualquer natureza são permitidos, em horário livre, com 70% da capacidade de espaço, inclusive ginásios e estádios.
A participação em todos os eventos permanece condicionada ao esquema vacinal completo.
Espaços culturais podem funcionar com 80% da capacidade e obrigatoriedade do esquema vacinal em dia. O horário de funcionamento de bares e restaurantes permanece das 8h à 5h, diariamente.
Etapa 3
A última etapa está condicionada à vacinação de 85% da população total do município. O distanciamento social para todas as atividades e estabelecimentos permanece de 1 metro. Nesta etapa, há a suspensão do uso de máscara para atividade física ao ar livre, desde que mantido o distanciamento.
Eventos de qualquer natureza podem funcionar com 80% da capacidade de espaço. A participação permanece condicionada ao esquema vacinal completo.
Equipamentos culturais podem funcionar com 100% da capacidade e obrigatoriedade do esquema vacinal em dia.
O horário de funcionamento de bares e restaurantes a a vigorar de acordo com a Lei Orgânica do município.
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes