Candidatos em uma sala de Mogi das Cruzes foram liberados antes do prazo estipulado para realização da prova. Universidade diz que caso foi pontual e nenhum estudante será prejudicado. O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto
Antoninho Perri / Unicamp
A Unicamp fará uma apuração interna e terá reforço nas orientações e treinamentos de profissionais que atuarão na 2ª fase do vestibular 2022, prevista para janeiro, após candidatos em uma sala de Mogi das Cruzes (SP) perderem uma hora de prova durante a 1ª fase, no domingo (7). A universidade estadual diz que o caso foi isolado, não recebeu outras queixas e nenhum candidato será prejudicado.
Dez dias antes da prova, a comissão organizadora (Comvest) elevou o tempo de prova de quatro para cinco horas. Entretanto, uma fiscal que aplicou a prova em uma universidade de Mogi das Cruzes concedeu apenas quatro horas aos estudantes. Com isso, os 28 candidatos que estavam nesta sala foram liberados antes do prazo. A Unicamp decidiu que eles estão classificados diretos para a 2ª fase.
"Era uma fiscal experiente. Participou de outros vestibulares com pleno êxito. A cada processo os colaboradores recebem notas e comentários por parte dos coordenadores de escolas", disse o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto. A fiscal não poderá atuar nos trabalhos da próxima etapa.
Segundo ele, coordenadores deste local de prova em Mogi das Cruzes foram advertidos, mas haverá "apuração sobre outras responsabilidades". A comissão destacou também que os profissionais foram orientados a indicar no quadro o horário para fim da avaliação, cinco horas após a abertura dos cadernos. A universidade oferece 2.540 vagas em 69 cursos de graduação.
"Será um procedimento interno da Comvest. Ainda estamos analisando a possibilidade de outras medidas para além do reforço de orientações", explicou. Ao todo, 2,1 mil fiscais e 800 fiscais trabalharam durante a 1ª fase do vestibular. O exame reuniu 58,4 mil estudantes em 31 cidades de São Paulo, além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).
CORREÇÃO EXTRAOFICIAL COMENTADA; veja aqui
Saiba como foi a cobertura em tempo real da prova
FOTOS da primeira fase do vestibular
Veja memes sobre lacração e dificuldade da prova
Candidatos deixam campus da Unip em Campinas, o maior local de provas do Vestibular 2022 da Unicamp
Rubens Morelli/g1 Campinas
Novas orientações
Ainda de acordo com Freitas Neto, o treinamento para coordenadores ocorrerá em dezembro, enquanto fiscais serão reorientados em janeiro. Na primeira fase atuaram 2,1 mil fiscais e quase 800 auxiliares em 60 escolas, enquanto o total para a 2ª fase ainda será definido.
"Temos o maior respeito e consideração por todos os candidatos e sempre buscamos aprimorar nossos procedimentos de aplicação, consolidando a confiança e credibilidade da Comvest [...] Houve uma falha em uma sala de um total de mais de 1.700", enfatizou Freitas Neto.
A lista de aprovados nesta etapa será divulgada em 13 de dezembro, enquanto as avaliações da 2ª fase do exame estão programadas para os dias 9 e 10 de janeiro de 2022. Confira abaixo o calendário.
Dez cursos mais concorridos
medicina
arquitetura e urbanismo
ciência da computação
ciências biológicas
engenharia da computação
comunicação social - midialogia
farmácia
enfermagem
ciências econômicas
história
Calendário do vestibular
18/11: divulgação dos aprovados na prova de habilidades específicas em cursos de música;
13/12: publicação da lista de aprovados na 1ª fase, locais de prova da 2ª fase e notas de corte;
09 e 10/01/2022: aplicação de provas da 2ª fase;
13 a 15/01: provas de habilidades específicas para arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança;
14/02: divulgação da primeira chamada de aprovados no vestibular;
15 a 17/02: matrícula on-line dos aprovados em primeira chamada;
O calendário completo está disponível no site da Comvest.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas.